segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Escolas/Agrupamentos de Escolas Utilizadores CAF

No seguimento de uma publicação anterior (ver aqui), e apesar de ter consciência que os números poderão já ter sofrido algumas altualizações (apesar destes serem os dados que se encontram disponíveis no website da DGAEP), tive curiosidade em aprofundar um pouco mais a informação ao nivel do número de utilizadores do modelo CAF. 

Recordo que, por utilizador CAF a DGAEP considera todas as organizações que aplicaram o modelo CAF pelo menos uma vez. 

No entanto, a verdade é que nem todos os casos se encontram registados como utilizadores CAF na base de dados do EIPA (European Institute for Public Administration). Estão também contabilizados casos que a DGAEP tem conhecimento, mas ainda requerem de registo. Contudo, poderão ainda existir mais casos de utilizadores, desconhecidos por parte da DGAEP e que ainda não fizeram o registo na base de dados do EIPA. É importante que as organizações que utilizam o Modelo CAF, procedam a este registo. Para além de contribuírem para a atualização do número de utilizadores do modelo CAF em Portugal, passam a receber informação atualizada por parte do EIPA e da DGAEP.

Assim, nesta primeira análise da informação, tive curiosidade em ver como o número de utilizadores CAF, no que se refere a Escolas/Agrupamentos de Escolas, se distribui pelos distritos de Portugal Continental.

E a distribuição é esta:
N.º Escolas/Agrupamentos de Escolas Utilizadores CAF por distrito de Portugal Continental

E, se analisarmos o número de aplicações CAF (número de processos CAF realizados por uma organização), será que tudo se mantém inalterado? Ou, existirão algumas alterações? 

Vou fazer os possíveis para voltar aqui ainda antes do final de 2019!




segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Ciclo PDCA

Aproxima-se mais um final de ano e, com ele, vem inevitavelmente o planeamento do próximo ano:  os nossos objetivos e metas para 2020, as atividades necessárias para os concretizar (Plano de Atividades para 2020), a afectação dos recursos que temos às respetivas atividades planeadas, etc. etc.

Neste sentido, hoje venho apenas relembrar a importância do Ciclo PDCA na gestão da qualidade, na gestão. É algo que deveremos ter sempre em atenção, principalmente nesta altura em que planeamos um novo ano e, nalguns casos, um novo ciclo.

Imagem retirada da Internet

Em que:

Adaptado do Modelo CAF Educação 2013

Ou seja, algo que deve estar na base da gestão das nossas organizações. Uma metodologia também muito presente ao nível das avaliações por entidades externas. Ao termos um ciclo PDCA na base da nossa gestão, conseguimos comprovar o compromisso da organização com a melhoria contínua, evidenciando todas as fases deste ciclo.

Votos de uma excelente semana!