segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Ciclo PDCA

Aproxima-se mais um final de ano e, com ele, vem inevitavelmente o planeamento do próximo ano:  os nossos objetivos e metas para 2020, as atividades necessárias para os concretizar (Plano de Atividades para 2020), a afectação dos recursos que temos às respetivas atividades planeadas, etc. etc.

Neste sentido, hoje venho apenas relembrar a importância do Ciclo PDCA na gestão da qualidade, na gestão. É algo que deveremos ter sempre em atenção, principalmente nesta altura em que planeamos um novo ano e, nalguns casos, um novo ciclo.

Imagem retirada da Internet

Em que:

Adaptado do Modelo CAF Educação 2013

Ou seja, algo que deve estar na base da gestão das nossas organizações. Uma metodologia também muito presente ao nível das avaliações por entidades externas. Ao termos um ciclo PDCA na base da nossa gestão, conseguimos comprovar o compromisso da organização com a melhoria contínua, evidenciando todas as fases deste ciclo.

Votos de uma excelente semana!

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Modelo Integrado CAF Educação (DGAEP)

Desde março de 2019 que o Modelo Integrado CAF Educação se encontra disponível, para consulta e download, no website da DGAEP. 

A meu ver, um passo importante no caminho para a melhoria contínua, pois contempla a possibilidade de num único documento, integrar as exigências e análises necessárias a estes 3 modelos. Mais ainda, otimiza o esforço de uma equipa de trabalho, dando-lhe também uma visão abrangente do estado da sua organização, na perspetiva dos 3 modelos. São criados outputs comuns. Na minha sincera opinião, um bom exemplo de otimização de algo que tem de ser feito. Assim, em vez de se fazer algo de forma isolada e em contextos diferentes de uma mesma organização, passamos a estruturar e integrar essa análise num único documento e momentos de diagnóstico.

Poderão consultar mais informações e aceder aos documentos de apoio aqui.

Mais informações sobre o modelo CAF e eventos nacionais e internacionais sobre esta temática no website da DGAEP.

www.dgaep.gov.pt 
(clicar na imagem)

Espero vir a desenvolver um pouco mais o conteúdo deste modelo integrado, neste nosso espaço. 

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Quase 2 anos depois...

Passaram quase dois anos desde a última publicação. Peço desculpa. Não deixei de trabalhar na área da qualidade, nem deixei de ter interesse na mesma. A verdade é que fui mãe novamente! E, à semelhança da anterior gravidez tive de parar. E o primeiro ano do pequenino não foi fácil. Agora, sim, parece estar tudo mais encaminhado. Acho que agora conseguirei dedicar-me novamente a partilhar algumas informações sobre aquilo que gosto e aquilo em que acredito. 

Apesar de ter sido obrigada a parar, em 2018 ainda consegui acompanhar a instituição onde trabalho, em dois processos de reconhecimento externo. Foram dois processos de aprendizagem e muito enriquecedores, quer pelo processo em si, quer mesmo pelos respetivos dias de visita e pelo trabalho feito com os avaliadores. Foi um processo trabalhoso, mas muito compensador. Continuamos com o Modelo CAF Educação. Para mim, sem dúvida um dos melhores modelos de autoavaliação, pois tem a sua base no envolvimento de todos, num caminho conjunto pela melhoria contínua. Um caminho que passa a ser compreendido por todos, devido à sua participação no processo, ao facto de se reconhecerem nos resultados do processo, o facto de não ser algo que lhes é apenas imposto e encarado como "apenas" uma vontade dos superiores.

No final, conseguimos os dois reconhecimentos, foram eles:
- Effective CAF User (consultar mais informações aqui);
- Committed to Excellence Committed to Excellence (C2E) - "Criar a paixão e o compromisso" (consultar mais informações aqui).


É um orgulho imenso poder fazer parte deste caminho!




quarta-feira, 25 de outubro de 2017

CAF na Educação e Investigação...

Ainda no âmbito da última publicação (aqui) e tendo por base as informações disponíveis no site da DGAEP  sobre o Modelo CAF em Portugal (aqui), fiquei com alguma curiosidade sobre os dados do sector da Educação e Investigação e comecei a analisar e detalhar um pouco (sempre com base nos dados do site).

Assim, observamos que:

Ao nível do nº de utilizadores do modelo CAF neste sector, se distribui da seguinte forma:



No que se refere ao nº de aplicações do Modelo CAF, também se destacam os agrupamentos de escolas, registando 500 casos de aplicações dos 636 registados neste sector, como se pode verificar:




Entretanto, vou tentar analisar um pouco mais estes dados para poder partilhar mais algumas informações sobre a utilização deste modelo neste sector.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

CAF em Portugal (dados DAGEP)

Foi com grande felicidade que vi a atualização de dados da DGAEP (Direção Geral da Administração e Emprego Público) sobre o número de utilizadores e o número de aplicações do Modelo CAF em Portugal.

Os dados estão disponíveis aqui.

A atualização de dados é de 20 de julho e indica-nos o seguinte:
- Cerca de 3900 organizações públicas europeias já utilizam o modelo CAF;
- Em Portugal são conhecidos 425 utilizadores e 771 casos de aplicações do Modelo CAF.

Em que:



Fico feliz por verificar que no sector da educação e investigação se conhecem 311 utilizadores, com 636 aplicações deste modelo. Tive a honra de conhecer muitos dos envolvidos nos projetos iniciais, através da formação do CVTOAE e, posteriormente, no CFE-CVTOAE. É notável a evolução existente desde 2003 (altura em que integrei a equipa de formadores do CVTOAE...o modelo CAF era ainda praticamente desconhecido).

Continuação de boa semana!


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ainda sobre as fases da Gestão Estratégica...

E, no final da semana, apenas a título de uma breve síntese sobre as fases da gestão estratégica...



Bom fim de semana!

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Ainda o planeamento e a estratégia...

Após uma ausência de quase um ano, cá estamos novamente! Desta vez, espero que não voltem a existir ausências tão prolongadas.

Mas, retomando o tema do planeamento e da estratégia (aqui), sobre o qual haveria tanto a escrever, mas tentaremos cingir-nos, nesta fase, ao que consideramos mais importante.

Assim, podemos dizer que ao nível do planeamento, para além dos seus níveis indicados anteriormente (aqui), as suas principais peças são essencialmente:
- Plano estratégico;
- Plano de Atividades (desdobramento do plano estratégico)
(despois ao nível da operacionalização, teremos o planeamento da operacionalização da atividade)

Neste sentido, e tendo por base os documentos que conhecemos e com os quais trabalhamos, o relatório de atividades traduz-se na peça que irá permitir fazer uma monitorização/avaliação do planeamento feito anteriormente.

Estas peças são de extrema importância. Temos muito a ganhar se produzirmos estas peças, criando-as para além da sua obrigatoriedade legal. Criando-as como ferramentas de trabalho, que nos acompanharão ao longo do tempo. A meu ver, é de extrema importância que no momento em que realizamos o relatório de atividades, caso o resultado esteja muito distante do previsto aquando da realização do plano de atividades, deveremos, por exemplo, proceder aos ajustes necessários ao nível do plano estratégico. No entanto, para que consigamos ter esta perceção e conhecimento da realidade, é necessário que se tenha particular atenção na criação dos documentos estratégicos. Ou seja, na fase de elaboração destes documentos é de crucial importância que se tenha atenção ao seu conteúdo, designadamente ao nível dos objetivos que definimos nesse momento (objetivos estratégicos e objetivos operacionais), bem como às respetivas metas e indicadores. A definição de indicadores permitirá conseguirmos uma monitorização e avaliação reais e ajustadas, dando assim a possibilidade de ajustes sempre que se considerar necessário.

Quando frequentei o FORGEP, em 2013, lecionado pelo INA, no módulo de gestão estratégica, gestão por objetivos e avaliação de desempenho, deparei-me com uns dados apresentados pelo formador, que desconhecia, ou melhor, acho que nunca tinha pensado neles desta forma.

“Menos de 10% das estratégias formuladas são eficazmente executadas” (começámos assim o módulo….)

E, adiantou:
“Porque falham as estratégias (segundo David P. Norton):
- 95% dos colaboradores não compreendem a estratégia;
- 70% das organizações não têm incentivos da gestão intermedia;
- 60% das organizações não liga o orçamento à estratégia;
- 85% dos dirigentes discute estratégia menos de uma hora/mês”

Podemos concordar, podemos discordar, mas o que para mim é um facto é que ainda não damos a importância devida aos documentos de gestão, nomeadamente ao plano de atividades. Daí, o facto de os colaboradores não estarem muitas vezes familiarizados com esse documento. Sabem que o documento existe, mas, infelizmente, muitas vezes desconhecem o seu conteúdo. Penso que este aspeto poderá ter duas leituras, os colaboradores desconhecem a estratégia, no entanto também sabemos que, por vezes, os documentos são exaustivos e demasiado detalhados não focando o essencial. Também é um facto que, ao nível da comunicação interna destes tipo de documentos e assuntos, talvez tenhamos um caminho a fazer. Contudo, penso que quando elaboramos estes documentos, também deveremos pensar nas pessoas que o irão ler, que deverão operacionalizar os objetivos que nele vêm descritos.


O meu objetivo com esta publicação é apenas que pensemos um pouco, sobre a utilização desta informação e destes documentos que fazemos, no nosso dia a dia profissional. 

Estamos a chegar à altura de fazermos novos documentos estratégicos….podemos sempre tentar melhorar! Eu vou tentar fazer a minha parte….