A preocupação com a qualidade, com o cumprimento de parâmetros e padrões de qualidade, é algo que vem de longe.
Aqui fica um pequeno excerto de um texto, de um livro que considero interessante e que, de certa forma, nos enquadra na questão da qualidade, da preocupação com a qualidade.
"(...) Os Fenícios amputavam mão do fabricante de determinados produtos que não fossem produzidos, segundo as especificações governamentais, com perfeição.
Já os Romanos desenvolveram técnicas de pesquisa altamente sofisticadas para a época e as aplicavam principalmente na divisão e mapeamento territorial para controlar as terras rurais incorporadas ao império. Desenvolveram padrões de qualidade, métodos de mediação e ferramentas específicas para execução desses serviços.
Podem-se citar, também, os avançados procedimentos adotados pela França durante o reinado de Luís XIV, que detalhava critérios para a escolha de fornecedores e instruções para a supervisão do processo de fabricação de embarcações. (...)"
Otávio Oliveira (Org),
“Gestão da Qualidade – Tópicos Avançados”
A preocupação com a qualidade não é algo recente. A existência de padrões mínimos de qualidade a cumprir, também não. Algo que nos pode ajudar a enquadrar e compreender melhor o conceito de qualidade e as questões relacionadas com a "garantia da qualidade".
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