terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A Gestão da Qualidade

No seguimento da publicação em que, de uma forma muito breve, se fez uma pequena apresentação da evolução da qualidade em Portugal entre 1992 e 2002, apresentamos agora os conceitos que inerentes à qualidade, apresentados em 1993, mas que se mantêm sempre atuais e estruturantes.


A Gestão da Qualidade é a função responsável, numa organização, pela política da qualidade e pelo sistema que suporta o seu desenvolvimento, desde o planeamento à avaliação, passando pela dinamização e monitorização.

Podemos dizer que se traduz numa "cadeia de atividades interligadas que determina, a partir da identificação das necessidades dos destinatários, a conceção do bem ou serviço, a sua produção, o seu teste e fornecimento e a sua contínua melhoria". (SMA, 1993)


Alguns conceitos importantes relacionados com a Gestão da Qualidade (Glossário da Qualidade, SMA 1993):

Controlo da Qualidade: ações utilizadas durante o processo de produção, com vista a responder às exigências relativas à qualidade, no que diz respeito aos padrões pré-definidos.

Gestão da Qualidade: aspeto da função geral da gestão que determina a política da qualidade e a incrementa.

Política da Qualidade: orientações gerais definidas numa organização para melhorar a qualidade dos serviços prestados e, por arrastamento, a qualidade da organização em si.

Garantia da Qualidade: conjunto de ações pré-definidas e sistemáticas que permitem que um bem ou serviço terá as suas exigências previstas quanto à realidade.

Auditoria da Qualidade: análise ou exame independente de um sistema, de um produto ou de um processo que determina o grau de qualidade do mesmo em função da conformidade com os requisitos pré-fixados ou com a capacidade de dar resposta às necessidades visadas, exigências e expetativas legitimadas.

Desempenho do Processo: aptidão do processo para incorporar os requisitos, propriedades ou características pré-fixadas.

Processo: conjunto de ações desenvolvidas e recursos ao seu serviço utilizadas na obtenção de um produto (bem ou serviço), desde a expressão da necessidade ou solicitação até à resposta.

Assim, podemos dizer que um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um "conjunto de elementos, responsabilidades, procedimentos, processos e recursos para o desenvolvimento da gestão da qualidade" (SMA, 1993)

Ou seja, um SGQ envolve:
Abel Pinto e Iolanda Soares, Sistemas de Gestão da Qualidade: Guia Prático para a sua implementação (2011)

O esquema reflete a abrangência de um Sistema de Gestão da Qualidade e os seus "princípios estruturantes". Algo que abordaremos com um maior detalhe em publicações nos próximos dias.

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