quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Benefícios da Gestão da Qualidade

No seguimento da publicação anterior, pensamos ser importante apresentar os benefícios que podem advir de um sistema de gestão da qualidade (SGQ), quando o mesmo é encarado por toda a organização como uma mais valia. 

Assim, na minha opinião, o SGQ pode ser um grande aliado a nível estratégico, ou seja, um sistema de apoio à gestão estratégica,de apoio à tomada de decisão. Concordo com Abel Pinto e Iolanda Soares (2011) quando referem que "é de esperar que os resultados obtidos possam ser analisados pelas organizações, no final do exercício, na sequência da avaliação das atividades planeadas e implementadas ao longo do ciclo". Assim, ainda na opinião destes autores, da qual eu também partilho, "entre outros aspetos, o sistema de gestão da qualidade pode ajudar a organização a definir, implementar, manter e melhorar estratégias pró-ativas para identificar e resolver os problemas de qualidade antes que estes originem perdas ou reclamações."

Assim, passo a enunciar os benefícios que, para Abel Pinto e Iolanda Soares (2011), são expectáveis no resultado de um SGQ:
- definir, para toda a estrutura, as prioridades de atuação;
- identificar as áreas mais sensíveis para o bom desempenho global;
- simplificar circuitos e eliminar tarefas supérfluas e repetidas;
- definir, de forma clara (e documentada) as responsabilidades;
- aumentar a motivação dos colaboradores;
- diminuir o número de erros;
- melhorar a imagem e o reconhecimento público da organização.

Na minha opinião, um SGQ é sem dúvida um poderoso instrumento de apoio à gestão, de apoio à decisão (decisão baseada em factos). Uma decisão mais sustentada, baseada em factos, em evidências.

Na próxima publicação iremos abordar, de uma forma resumida, os passos necessários para a implementação de um SGQ. Na minha opinião, é essencial este raciocínio inicial, no sentido de percebemos a importância e a relação entre um SGQ e a avaliação/diagnóstico.

Não poderemos esquecer que a base assenta sempre num ciclo PDCA:



A base da qualidade!



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